Na manhã deste domingo, o geógrafo e historiador Ángel Hernandéz, da Espanha, desembarcou no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e foi recebido pelo presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus), Clóvis Montagner, pelo pró-reitor de Extensão da UFSM, Flavi Lisboa, pela diretora do projeto, Jaciele Sell e pela vice Michele Vestena. Durante a tarde, foi a vez da geóloga Helga Chulepin, do Uruguai, ser recebida pela comitiva do Geoparque Quarta Colônia.
À noite, em Silveira Martins, os avaliadores puderam aproveitar a culinária italiana e conhecer o Hotel Pinton, prédio histórico do município.
Expectativa para os próximos dias
Em todo o Brasil, três geoparques são certificados pela Unesco. Dois ficam no nordeste, em Araripe e Seridó, e outro entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Agora, a Região Central tem a chance de fazer parte da rede mundial de geoparques a partir dos projetos da Quarta Colônia e de Caçapava do Sul.
E o resultado da missão de avaliação deve sair em abril de 2023.
O que é um Geoparque?
Os Geoparques são territórios de um ou mais municípios, reconhecidos pela Unesco como regiões que possuem importância científica, cultural, paisagística, geológica, arqueológica, paleontológica e histórica. Nesses locais a “Memória da Terra” é preservada e utilizada de forma sustentável para gerar desenvolvimento para a sua comunidade. Ao final de 2020, existiam 161 Geoparques Mundiais da Unesco em 44 países.
Em todo o Brasil, três geoparques são certificados pela Unesco. Dois ficam no Nordeste, em Araripe e Seridó, e outro entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Agora, a Região Central tem a chance de fazer parte da rede mundial de geoparques a partir dos projetos da Quarta Colônia e de Caçapava do Sul.
Qual o processo para se tornar um Geoparque?
Ao total, são três etapas: apresentação da proposta, com pequenas iniciativas e articulações; o projeto de Geoparque é enviado pelo Itamaraty para a Unesco, que após esta etapa, recebe o reconhecimento de Aspirante a Geoparque; e, por último, é elaborado um dossiê de candidatura do geoparque à Unesco, onde ocorre a avaliação e é, então, realizada uma visita do avaliador para certificação ou não do Geoparque através do recebimento da Carta Verde ou negativa da Unesco.
Leia todas as notícias